24 setembro, 2013

A mentira da falta de Vitamina D

Posted in comportamento tagged , às 9:35 pm por Marcelo Guerra

banho-de-sol

A vitamina D é produzida a partir do colesterol na pele, onde fica armazenada na forma inativa. Os raios solares que atingem a pele ativam a vitamina D, que vai agir principalmente no metabolismo dos ossos, tornando-os fortes. Em países cujo inverno é longo e muito escuro, a deficiência de vitamina D é observada e precisa ser combatida pela ingestão da vitamina. No Brasil, pelo contrário, a incidência de raios solares é muito alta e os casos de VERDADEIRA deficiência de vitamina D são muito raros, sendo observados em pessoas que vivem confinadas, com muito pouca exposição ao sol. Existe o mito de que o uso de protetores solares pode impedir a formação da vitamina D na pele, mas isto já foi desmentido por diversos estudos.

De alguns anos para cá, todas as pessoas que fazem exame para dosar a vitamina D descobrem que estão com “falta de vitamina D”. Independente de idade, todos estão com deficiência e precisam tomar essa vitamina para repor. Esquisito isso, não é? Pois bem, diante dessa onda, o Instituto de Medicina nos Estados Unidos fez uma pesquisa e constatou o abuso da indústria farmacêutica aliado à mídia. Segundo esse estudo, os índices considerados normais para a vitamina D e o cálcio estão muito acima do que o nosso organismo realmente precisa. E mais, há um risco de sobrecarregar os rins com o excesso de vitamina D e cálcio ingeridos, o que poderia levar à produção de cálculos renais ou até mesmo insuficiência renal crônica, com consequente necessidade de submeter-se a hemodiálises frequentes. este consumo excessivo também poderia causar alterações crônicas no coração.

Não se iluda, somente a indústria farmacêutica, ávida como sempre para descobrir novas formas de tirar seu dinheiro, se beneficia com essa nova moda. Quer vitamina D? Vá passear na rua.

Para saber mais sobre o assunto:

Artigo mostrando que o uso de protetores solares não afeta a produção e ativação da vitamina D

Outro artigo relacionando protetores solares e vitamina D

Artigo mostrando o uso DESNECESSÁRIO de vitamina D nos Estados Unidos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: